sábado, 11 de outubro de 2014

Dia das Bruxas - Halloween


O Dia das Bruxas, ou Halloween, é comemorado todos os anos no dia 31 de Outubro, em todo o mundo.

A data é bastante popular nos Estados Unidos, Irlanda, Canadá e Reino Unido, mas também acaba por ser celebrada por praticamente todos os países do mundo ocidental.

Origem do Dia das Bruxas
As primeiras comemorações do Halloween teriam surgido há mais de 2.500 anos, com o povo celta. Eles acreditavam que no último dia do verão (31 de Outubro), os mortos e espíritos malignos saiam de suas tumbas para atormentar os vivos.

Para tentar se proteger do "mortos-vivos", os celtas decoravam suas casas com objetos macabros, como ossos e caveiras, acreditando poder afugentar as "forças do mal".

A celebração original é chamada de Samhain, que significava "Fim de Verão", e era conhecida como uma comemoração pagã, tanto que as pessoas que festejavam a data durante a Idade Média eram perseguidos e levados para a fogueira da Inquisição, acusados de bruxaria e magia negra.

Para tentar abafar a data, a Igreja Católica criou o Dia dos Finados (2 de Novembro), para celebrar a alma das pessoas que já faleceram.

Dia das Bruxas nos Estados Unidos
Quem levou o Halloween para os Estados Unidos foram os Irlandeses, no século XIX, tornando-se uma das principais festividades da cultura americana.

Atualmente, nesta data, as crianças costumam sair pelas ruas, batendo de porta em porta, e perguntando: "Gostosuras ou travessuras?". Se as crianças não ganharem doces, tem a permissão para fazer uma pegadinha ou travessura na casa da pessoa, como se fosse um "pequeno diabinho".

Dia das Bruxas no Brasil
O Halloween é uma festividade muito recente no Brasil, trazida a partir da cultura norte-americana, em filmes e séries de TV.

No entanto, há uma resistência muito grande em algumas partes do Brasil sobre a comemoração da data no país. Algumas pessoas argumentam que o Brasil é muito rico em cultura popular para celebrar uma cultura americana e ignorar a própria história.

Por causa disso, foi criado o Dia do Saci, com o decreto de lei nº 2.762/2003, também no dia 31 de Outubro, criando uma "resistência pacífica" à cultura do halloween estrangeira.

Símbolos do Halloween
Como o Dia das Bruxas está relacionado com a morte, as principais figuras desta data são os seres espectrais, ou seja, que não pertencem ao mundo dos vivos, como: zumbis, bruxas, fantasmas, caveiras, monstros e gatos pretos (porque possuem a conotação da má sorte).

Nenhum comentário:

Postar um comentário